O Prefeito

Antônio Vicente de Souza - Toninho

about img

Prefeito: Antônio Vicente de Souza - Toninho

Toninho da Mercearia 

Prefeito de Gouveia 

De origem simples, Toninho nasceu em Curvelo em 03 de setembro de 1976. Foi criado na Zona Rural de Santana de Pirapama, Fazenda do Cipó, onde sempre trabalhou com seu pai.

É o filho caçula de Antônio Alves Sobrinho, o tão conhecido “Totoni de Souza”e Consuelita Antão da Silva Alves, dedicada professora. Estudou na Escola Estadual Ciro Ribas, na Vila Alexandre Mascarenhas. Como perdeu os pais muito cedo, foi criado, juntamente com seu irmão Deivison, por sua irmã Maria das Graças Pereira, na cidade de Sete Lagoas, onde continuou seus estudos, os quais foram interrompidos pela absoluta necessidade de trabalhar.

Mas Toninho possui a sabedoria que lhe foi dada pelas experiências sofridas, pelos valores morais e éticos que lhe foram transmitidos desde cedo pela “mãe-irmã”. Sabedoria de um homem simples, homem da terra, trabalhador rural, como o pai. Seria essa sabedoria de que estamos falando o que levou a sua comunidade a ver na pessoa de Toninho a figura do político ético e honesto cuja carência é tão grande em nossos quadros políticos?

O fato é que Toninho, como é carinhosamente conhecido por sua família e amigos, a pedido de sua comunidade, regressou à sua terra natal para se candidatar a vereador. E com 18 anos foi eleito o 2º Vereador mais votado da cidade, com 287 votos, num colégio eleitoral com pouco mais de 5.000 eleitores. 

Mais tarde, já com 22 anos, candidatou-se a Prefeito e, apesar da distância da sua Fazenda em relação à cidade, viu sua vitória escapar por poucos votos. Ainda hoje é lembrado naquela região como um homem trabalhador, honesto e comprometido com seus ideais.

No ano de 2000, Toninho se viu na necessidade de deixar a zona rural e seguir rumo à cidade de Gouveia, uma vez que seu primo Genozinho, sofrendo de grave doença, precisava de uma pessoa de confiança para ajudá-lo em seus negócios. Empreendedor, com tino comercial apurado, de trato fácil com as pessoas, Toninho rapidamente se tornou pessoa influente no comércio local. Depois de algum tempo, ele abriu sua própria mercearia. Como já era referência no comércio do ramo, não encontrou dificuldades para conquistar mais e mais clientes, os quais foram deixando de ser apenas clientes e se tornando seus verdadeiros amigos.

De lá para cá já se passaram quase 16 anos...E esses anos não se passaram em vão. Dia a dia, mês a mês, ano a ano, Toninho foi se tornando cada vez mais um cidadão gouveiano, pois que ser cidadão gouveiano é amar essa cidade, querer lutar pelo seu povo, sonhar uma Gouveia mais e mais desenvolvida, justa, igualitária. 

Suas raízes com a cidade se tornaram ainda mais profundas, quando ele constituiu aqui sua família, casando-se com a Dra Helga, filha deste município, de cuja união nasceu o pequeno Lucas. A identificação com a cidade, que Toninho considera como sua, e o conhecimento da realidade e das necessidades de seu povo foram, em grande parte, responsáveis pela sua decisão de aceitar o seu maior desafio nessa terra: candidatar-se a Prefeito de Gouveia, nas eleições de 2012. A derrota naquele pleito, por apenas 07 votos, pode ser considerada quase que uma vitória.

Os quase quatro anos que se passaram desde então, foram, para Toninho, um tempo de aprendizado, um tempo de escuta.

Toninho agora é Prefeito da cidade de Gouveia, com uma expressiva votação de quase 80% dos votos válidos nas eleições de 2016. 

Toninho é gente como você, é COBU como você, que ama essa cidade, e é com você que ele conta para escrever uma nova história para esta terra!

Acesse e curta a página oficial do nosso prefeito: www.facebook.com/toninhodamercearia



Vice-prefeito: Rosilene Souza de Oliveira - Leninha