Gouveia realiza Conferência Municipal de Educação

24/11/2017 Educacao
Aumentar

No dia 17 de novembro, o município de Gouveia realizou a Conferência Municipal de Educação pautada em discussões sobre “A Construção do Sistema Integrado de Educação de Minas Gerais – SIEP/MG e a Implementação dos Planos de Educação”. Houve a presença de 173 participantes das áreas de Educação das escolas municipais e estaduais, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Conselho Tutelar, Setor Administrativo da Prefeitura de Gouveia, representantes de pais, alunos e movimentos sociais, Equipe Técnica e a Comissão de Monitoramento do Plano Municipal de Educação.

Na abertura oficial do evento, representando o prefeito municipal de Gouveia, o Senhor Antonio Vicente de Souza , o Doutor Walison do Nascimento Andrade, Consultor Jurídico Geral da Prefeitura de Gouveia, enfatizou a importância da Conferência a qual se traduz como um meio de todos os seguimentos mobilizarem-se para a compreensão sobre os planos decenais de educação, momento de intensificar o monitoramento do cumprimento de leis, a proposta de melhorias às políticas nacional, estadual e municipal de educação. Em consonância com a temática do evento, a palestrante Mônica Nascimento, Supervisora Regional da Divisão Pedagógica da Superintendência de Diamantina, fez uma contextualização sobre a origem das conferências que são coordenadas e articuladas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) e a situação delicada pela qual a educação em nosso país está passando. Centrou-se no tema central da Conferência que possui o objetivo de “mobilizar a sociedade mineira para intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento dos Planos de Educação, suas metas e estratégias, propondo melhorias à política nacional e estadual, bem como responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições entre os entes federativos, de forma a fortalecer a construção dos Sistemas Estadual e Nacional de Educação”.

Na segunda parte do evento, houve as discussões de plenárias divididas em nove eixos que tratavam de economia, gestão, plano de carreira de profissionais da educação, qualidade de ensino na educação básica e ensino superior, formação continuada dos profissionais da educação e financiamento. Antes da plenária final, em que os participantes apresentariam suas discussões com alterações no Documento Referência da Educação, foram eleitos os delegados que participarão da conferência territorial, dia 25 de novembro de 2017 em Diamantina. Os delegados representantes de Gouveia são: na Educação Básica, Júnia Mariza da Cunha, titular, e Ivonete Nascimento Miranda, suplente; Educação Profissional, Douglas Geraldo Costa, titular, e Filipe Victor Silveira, suplente; Ensino Superior, Hélder de Moraes Pinto, titular, e Adriana Aparecida Moreira Santos, suplente; e Movimentos Sociais, Leila Karla da Cunha, Titular, e Simone Maria da Silva, suplente, ambas do Conselho do FUNDEB.

A Secretária Municipal de Educação, Sra. Dione Malaquias de Oliveira Ferreira, agradece a presença e participação de todos e espera que momentos como esse se tornem comuns no município visto que a articulação entre as escolas estaduais, municipais, setores da prefeitura e moradores da cidade são únicos e imprescindíveis para o alcance de Metas e Estratégias do Plano Municipal de Educação.

Prefeitura Municipal de Gouveia e Secretaria Municipal de Educação.
Adm 2017/2020
É Tempo de Trabalhar e Cuidar!